terça-feira, 10 de março de 2015

BPW e Sebrae entregam o prêmio as empreendedoras mato-grossenses

O empreendedorismo tem se desenvolvido fortemente no país nos últimos anos e as mulheres estão cada vez mais se arriscando no mundo dos negócios. De acordo com um estudo recente da Serasa Experian, no Brasil 5.693.694 mulheres são empreendedoras, o que representa 8% da população feminina do país. Atualmente 43% do empresariado brasileiro é do sexo feminino e 57% do sexo masculino. Além disso, do total de empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Em Mato Grosso o percentual de mulheres empreendedoras é maior do que a média nacional, com cerca de 56% das empresas sendo geridas por mulheres.

Desde 2004 o Sebrae Nacional, em parceria com a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), realiza o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino através das histórias de sucesso das participantes. Segundo a diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama, o prêmio é voltado para proprietárias de micro e pequenas empresas ou membros de grupos de produção formal, como cooperativas e associações, além de empreendedoras individuais. O prêmio é composto pelas fases estadual e regional e as finalistas concorrem ao prêmio nacional. As vencedoras ganham diversos cursos de capacitação, além de uma viagem técnica para Europa.

A entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa estadual, acontece na quarta-feira, 11 de março, do Alphaville Buffet, às 19h. Neste ano concorrem empreendedoras de várias partes do estado, com empresas de diversos segmentos, como escola de natação, escola de dança, drogaria, empresa de paisagismo, jornal, casa de carnes, centro de educação infantil,loja de aluguel de becas e escola de pole dance. “Todas essas mulheres correram atrás dos seus sonhos e conseguiram ter êxito em seus negócios. O Prêmio existe para dar visibilidade a essas histórias de sucesso e incentivar mais mulheres a empreender, mostrando a elas que é possível ser uma empresária bem sucedida, basta trabalhar para elas serem titulares de suas histórias”, diz Sônia Mazetto, presidente da BPW Cuiabá.

Titulo de Mérito BPW

Todos os anos a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá homenageia uma mulher que contribui efetivamente para o empoderamento feminino no estado com o Titulo de Mérito BPW, que é a mais alta honraria da Associação. Neste ano a diretoria da BPW Cuiabá elegeu por unanimidade para receber o Mérito a jornalista e empresária Sueli Batista, sócia-proprietária da Studio Press Comunicação, Instituto Eco Gente, Jornal Rosa Choque, fundadora da BPW Cuiabá, Past President da BPW Brasil, vice-coordenadora da BPW para a América Latina e Países do Caribe de Fala Hispânica e membro da Academia Matogrossense de Letras. Para Sueli, é uma grande honra ser agraciada com o Mérito BPW. “Recebo o Mérito com total grau de pertencimento à organização, que para minha vida foi um divisor de águas. Muito aprendi, muito compartilhei e muito contribuí com o seu desenvolvimento. Continuarei firme no propósito de tornar a BPW cada vez mais forte. O reconhecimento é o que de melhor eu carrego na minha trajetória”, enfatiza.

A homenageada é detentora de muitos méritos e prêmios em níveis nacional e internacional. É uma forte referência no jornalismo mato-grossense, além de ser empreendedora social, com grande representatividade nas questões de gênero. Dentre os méritos que recebeu destacam-se: Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz e placa de mérito, concedido pelo Senado Federal; Medalha do Mérito de Mato Grosso na categoria de Oficial do Governo do Estado de Mato Grosso; Comenda JK, Mérito Empreendedor, CICESP, Título de Embaixadora Internacional da Paz pelo Círculo Universal da Paz, concedido pela Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix (Suisse/France); Troféu de finalista do Prêmio Aberje, conferido pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial”; Troféu da Litteris Editora do Rio de Janeiro (vencedora do concurso nacional de poesia); - Comenda Marechal Rondon, conferido pela Revista Brasil Central; Medalha do Mérito Marechal Rondon, conferida pela Associação Comercial de Cuiabá; -Prêmio Nacional de Jornalismo no Concurso sobre Ferrovia- O Brasil Trem Jeito, com a chancela da Sorocabanos e Federação Nacional dos Jornalistas-Fenaj; Comenda Lena Madesin Philips da BPW Brasil; Título de Cidadã Cuiabana e Título de Cidadã Mato-Grossense e Título da Soberana Ordem – Brasil Estados Unidos, entregue pelo Cicesp no auditório da ONU, em Nova Iorque.


Fonte: Folhamax

Nenhum comentário: