A quinta edição da Gincana Ecológica realizada pela Prefeitura de Cuiabá, já fica marcada pelo número recorde de garrafas plásticas coletadas pelas 28 escolas municipais participantes. Quase cinco toneladas deste resíduo foram recolhidas das ruas da Capital durante a Semana do Meio Ambiente, encerrada nesta sexta-feira (12) no Horto Florestal. “Mais de três mil alunos se envolveram na cultura de reciclagem e puderam aprender questões valiosas sobre preservação ambiental. Através de palestras e do engajamento dos estudantes, pudemos triplicar a coleta neste ano. Sou extremamente grato por poder contar com o apoio dos professores em fazer valer o papel social que todos, crianças e adultos, temos”, afirma Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente. A festa de encerramento da Semana também celebrou o empenho dos pequenos em se comprometer com o cuidado ao meio ambiente. Mil crianças desfrutaram de uma deliciosa manhã de lazer repleta de brincadeiras, guloseimas, uma trilha ecológica e um rápido quiz sobre a temática do evento. “Não pudemos receber todos que se empenharam tanto ao longo destes quase 20 dias, mas as crianças que aqui estão representam o entusiasmo e disposição em fazer a diferença na nossa cidade. Essa celebração é uma forma de honra-las pelo belo trabalho em favor do nosso meio ambiente”, afirma Zilda Helena, gerente do Horto Florestal. O encerramento da Gincana Ecológica foi coroado com a premiação das escolas que conseguiram coletar a maior quantidade de garrafas plásticas. O primeiro lugar ficou com a EMEB Maria Elazir Correa de Figueiredo, com o total de 980kgs; seguido pela EMEB Gastão de Matos Muller, com 657,84kgs e logo abaixo no terceiro lugar está a EMEB Maximiano, com 571 kgs coletados. Para a diretora da primeira colocada, Amanda Siqueira, este resultado é fruto de um trabalho em conjunto que envolveu toda a comunidade. “Mobilizamos todos os alunos da escola, explicando sobre a importância da reciclagem em cada turma. Fizemos um trabalho de coleta nos bairros próximos e incluímos nessa experiência crianças de quatro e cinco anos, além dos pais dos alunos. Todos abraçaram a Gincana”, conta.
O envolvimento da Escola Maria Elazir Correa de Figueiredo foi tão intenso que o trabalho iniciado dentro da Gincana deve se estender permanentemente dentro da instituição, abrangendo a reciclagem de forma bem didática e ampla. “Queremos implantar um projeto de reciclagem dentro da Oficina Mais Educação, existente dentro da escola. Nosso objetivo é coletar esses resíduos sólidos e fazer brinquedos para que as crianças possam usar em sala de aula”, diz a diretora.A Gincana do Meio Ambiente atualmente não atende todas as unidades municipais de ensino, mas segundo secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o desafio de unir todas as escolas existe e está próximo de se tornar real.
“Me proponho a viabilizar isso, a fim de que todas as instituições públicas municipais possam participar dessa iniciativa. É importante que todas as nossas crianças estejam inseridas nesse contexto socioambiental”, conclui o secretário, que também é educador. Todas as garrafas plásticas coletadas já foram doadas para a Cooperativa de Catadores Coop União. A Semana de Meio Ambiente é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Serviços Urbanos, com o patrocínio da Agro Amazônia, Phloraceae e Ambev.
Veja todas fotos do evento na galeria de Fotos, click aqui!
Fonte: Prefeitura de Cuiabá/Rafaela Gomes Caetano
Foto: Arte e Foto/Mirian Ferraz
Nenhum comentário:
Postar um comentário