quinta-feira, 11 de junho de 2015
Acadêmicos descobrem novos biomas no Horto Florestal em curso de monitoria
Se aprofundar no conhecimento prático dos biomas presentes no Horto Florestal e conhecer mais sobre preservação ambiental foram as principais lições ensinadas nos dois dias do Curso de Monitoria, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, no Horto Florestal.
Ao longo das tardes de quarta e quinta-feira (10 e 11), 100 acadêmicos e profissionais ligados às áreas ambientais puderam conhecer o interior do Horto Florestal em sua totalidade, desenvolvendo um contato próximo de plantas nativas oriundas de diversas partes do mundo.
Além disso, conhecimentos teóricos do ramo foram passados adiante, a fim de que os novos monitores possam dar sequência neste aprendizado envolvendo os alunos da rede municipal, que estarão presentes no encerramento da Semana do Meio Ambiente nesta sexta-feira (12).
“Poder finalizar esse curso de monitoria através de uma trilha é extremamente enriquecedor. Tive a oportunidade de ver de perto o pau brasil, tão importante para a formação histórica do nosso país. A experiência toda é tão válida que estender esse conhecimento para as crianças será fundamental para a formação delas”, afirma Daniela Carvalho, turismóloga e estudante de Direito.
Para Zilda Helena, gerente do Horto Florestal, realizar o Curso de Monitoria não apenas envolve os participantes no meio ambiente, como expande o conhecimento para outros níveis. “Alguns universitários não sabiam sobre o que é uma unidade de conservação e através dessa oportunidade puderam adquirir uma bagagem muito maior”, conta.
Ela também aponta para o crescente número de interessados ano após ano e como o envolvimento com o Horto Florestal vai além do campo didático.
“Muitos dos nossos palestrantes tiveram parte da sua formação profissional aqui e hoje voltam como doutores e mestres para passar o que aprenderam no Horto para uma nova geração. É um belo ciclo e a qualidade impressa nas palestras é o grande chamativo para novos monitores”, afirma.
E o interesse se confirma entre os participantes. Para a fotógrafa Mirian Ferraz, entender um pouco mais sobre recursos renováveis trouxe algo novo. “Muitos conteúdos foram reciclados e pude ir além na minha compreensão sobre outros assuntos. A trilha percorrendo o Horto fecha essa experiência, me permitindo conhecer ainda mais sobre os diversos biomas presentes neste pequeno mundo”, conclui.
Veja todas fotos do evento na galeria de Fotos, click aqui!
Fonte: Prefeitura de Cuiabá/Rafaela Gomes Caetano
Foto: Arte e Foto/Mirian Ferraz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário