A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2015 foi realizada nesta quarta-feira, 30/09, com a iluminação na cor rosa da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá.
Esta é a 6ª edição da campanha promovida pelo MTMamma Amigos do Peito, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso. O alerta é realizado em vários países, no mês de outubro, divulgando a necessidade da detecção precoce da neoplasia que atinge, principalmente, as mulheres.Este ano, o Outubro Rosa terá o tema "Depende de nós, para mostrar que todo mundo pode contribuir ao incentivar o autoexame e a mamografia, exames que permitem o diagnóstico precoce do câncer de mama. O autoexame é estimulado pela associação porque é uma das maneiras para descobrir o nódulo no início, o que pode aumentar em mais de 90% as chances de cura
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos, a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, em grande parte porque a doença é diagnosticada em estádios avançados.
Estatísticas indicam aumento da incidência do câncer de mama tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, a estimativa do Inca é de 57.120 novos casos, entre 2014 e 2015. Em Mato Grosso, devem ser registrados 610 novos casos, sendo 470 deles em Cuiabá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário