Adultos do Movimento Escoteiro de várias regiões do país estarão em Cuiabá, durante os dias de Carnaval, para participarem do curso avançado para escotistas e dirigentes. O curso é uma realização dos Escoteiros do Brasil, em parceria com a Região Escoteira de Mato Grosso, cuja programação e conteúdo pedagógico estão sendo preparados, desde 2014, por uma equipe de 10 formadores de todo o Brasil. Um curso como esse irá capacitar mais de 30 adultos voluntários do Movimento Escoteiro.
O curso terá início no sábado (14) e termina na quarta-feira (18). Durante todo o curso, os cursistas ficarão acampados em barracas e organizados por equipes, assim como os jovens em suas atividades. A ideia é passar para os adultos as mesmas vivências, sensações e emoções dos jovens. As equipes receberam algumas tarefas prévias que devem ser trazidas prontas para o curso.Os adultos voluntários do Movimento Escoteiro, os escotistas, participam de vários cursos em seu processo de formação, começando pelo curso preliminar, seguido do básico e, então, o avançado. Paralelo a esses cursos, existem outros cursos técnicos, mais específicos em determinadas áreas, como canções, nós e amarras, jogos e atividades, aplicação de programa, administração de seção e outros. Existem ainda os encontros apenas para adultos, como o Congresso Nacional Escoteiro que acontecerá no mês de abril, em São Paulo. Outro curso importante de ser mencionado é o curso de proteção infanto-juvenil, que é feito pela internet, no formato de educação a distância (EAD) e se tornou obrigatório para todo adulto que for ingressar no Movimento Escoteiro.
Escotismo - Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
Escoteiros do Brasil - Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, dos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 grupos escoteiros. Unidos a um movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal no 3.297/17 e como instituição de educação extraescolar pela Lei nº 8.828/46.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 9210 3768, Igor Oliveira, ou pelo endereço eletrônico igor.mce@gmail.com.
Fonte: http://ufmt.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário