O 1º Seminário de Identificação Regional da Cultura Mato-grossense recebeu hoje (30), o apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB). O evento, que acontecerá no dia 29 de maio, às 19 horas, nas dependências do Legislativo, é realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Além do seminário, haverá uma sessão solene em homenagem aos 95 anos de fundação do IHGMT, comemoração dos 35 anos de Divisão do Estado e exposição de fotos da trajetória do instituto.
A reunião entre o parlamentar, o presidente do IHGMT, Vinicius Carvalho Araújo e a representante do Instituto Memória do Parlamento, Ísis Catarina, serviu para que fosse firmada parceria para recuperação de obras do Instituto Memória.
Na avaliação do presidente da AL/MT, o apoio ao seminário do IHGMT é de grande importância para a divulgação da cultura regional. “Trata-se do reconhecimento de um órgão essencial para a vida cultural da população mato-grossense”, afirmou Romoaldo.
De acordo com Vinicius Araújo, que encerra seu mandato frente à entidade no mês de julho de 2014, o IHGMT foi criado em 1919, tem 40 sócios e nesse período prestou serviços de preservação do patrimônio histórico. O órgão funciona como centro de documentação, referência à produção científica e incentiva a confecção de projetos culturais.
A sede do IHGMT está no anexo da Casa Barão de Melgaço e depende de recursos financeiros para atender a demandas de projetos que são elaborados pela classe cultural. “Temos dificuldades para viabilizar diversos projetos que são apresentados ao instituto no sentido de fomentar a cultura e preservá-la em nosso estado”, afirmou Vinícius.
Fonte: Secretaria de Comunicação da AL/MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário