quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Campanha 'Outubro Rosa' começa nesta quarta-feira em Cuiabá

A 5ª edição da campanha "Outubro Rosa", realizada pelo MTmamma Amigos do Peito, inicia nesta quarta-feira (1º), em Cuiabá. O lançamento da campanha acontecerá no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), às 19h30. Em apoio à campanha, a igreja será mais uma vez iluminada com a cor rosa, com o intuito de alertar a sociedade sobre os riscos da doença.
O objetivo da associação, que apoia pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, é demonstrar a importância de detectar precocemente o nódulo, o que aumenta em 85% as chances da cura do câncer. Durante todo o mês de outubro, a MTmamma irá promover uma série de eventos na capital para  chamar a atenção para o problema, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o de maior mortalidade no país. O lema da campanha deste ano é: "Pare! Examine! Observe! Se toque!".  
O foco deste ano, segundo Raquel Cintra presidente em exercício da instituição, é massificar a divulgação do autoexame entre mulheres e homens. "Principalmente, da mulher pois, desta forma, ela pode detectar o nódulo, buscar atendimento médico, exames específicos como a mamografia e dar início ao tratamento com mais possibilidade de cura", disse.
Como parte das atividades da campanha, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fará o concerto de abertura, que terá a participação de pessoas assistidas (que estão em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), voluntários e parceiros da associação.
Policlínicas, centros de Saúde e unidades de Saúde da Família (PSF) irão intensificar o atendimento às mulheres durante este mês, onde cada unidade oferecerá uma programação diferenciada às pacientes. Além da intensificação dos atendimentos para a realização de exames ginecológicos preventivos, também serão realizadas palestras sobre a importância da ida regular ao ginecologista, da realização dos exames como o Papanicolau (Colpocitologia Oncótica - CCO), exame clínico e autoexame das mamas e da realização das mamografias.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (inca), a estimativa de novos casos de câncer de mama diagnosticados em Mato Grosso é de 610, sendo a maioria deles, 470, apenas em Cuiabá. No Brasil, a estimativa é de 57.120 novos casos da neoplasia.
O Instituto aponta que a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco, com cerca de quatro em cada cinco casos registrados após os 50 anos de idade. Já no caso de câncer de colo de útero, a estimativa do Inca para Mato Grosso é de 390 novos casos em 2014, sendo 160 na capital mato-grossense.
O exame CCO ou Papanicolau é a principal forma de detecção do câncer no colo uterino. Sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar.

Fonte: G1

Nenhum comentário: